Diego Mac

| apresentação

Artista. Diretor de dança. Coreógrafo. Dançarino. Artista de vídeo. Artista 3D. Produtor e gestor cultural. Doutorando em Artes Cênicas. Atualmente, dedica-se à criação artística baseada na mistura da linguagem da dança com técnicas de animação e simulação 3D, blockchains, metaversos e NFTs. Foi selecionado para expor seu trabalho no evento NFT.NYC, recebeu o Prêmio Açorianos de Dança 2022 como Personalidade do Ano por seu trabalho inovador em dança 3D e recebeu o Prêmio Trajetórias Culturais pelo desenvolvimento de seu trabalho artístico.

Atua há 25 anos na área cultural e de entretenimento em projetos artísticos que transitam entre dança, cultura popular, imagem, tecnologia, criatividade, gestão e empreendedorismo. Diretor da Macarenando Dance Concept. Diretor artístico da Muovere Cia de Dança. Graduado em Dança. Mestre e especialista em Poéticas Visuais. Iniciou a carreira profissional em 1997, tendo atuado em mais de 300 projetos culturais. Seu trabalho é reconhecido no cenário nacional e internacional, com mais de 20 prêmios recebidos.

Alguns destaques: mais de 30 peças de dança 3D criadas, Speaker South Summit 2023, selecionado para NFT.NYC 2023, selecionado para Non Fungible Conference 2023, integrante do movimento Brashill, integrante da Galeria Brazucas NFT, selecionado por curadores para 4 WORLDS na Foundation, peças exibidas em NYC, LA, SP, RJ, Kuwait, Tokyo, Berlim, Amsterdam, Spain, Chile, Uruguay, Rússia, entre outros 20 países.

 

Artist. Dance director. Choreographer. Dancer. Video artist. 3D Artist. Producer and cultural manager. Doctorate in Performing Arts. He is currently dedicated to artistic creation based on mixing the language of dance with animation and 3D simulation techniques, blockchains, metaverses and NFTs. He was selected to exhibit his work at the NFT.NYC event, received the 2022 Açorianos de Dança Award as Personality of the Year for his innovative work in 3D dance and received the Cultural Trajectories Award for the development of his artistic work.

He has been working for 25 years in the cultural and entertainment area in artistic projects that move between dance, popular culture, image, technology, creativity, management and entrepreneurship. Director of Macarenando Dance Concept. Artistic director of Muovere Cia de Dança. Graduated in Dance. Master and specialist in Visual Poetics. He started his professional career in 1997, having worked in more than 300 cultural projects. His work is recognized on the national and international scene, with more than 20 awards received.

Some highlights: more than 30 3D dance pieces created, Speaker South Summit 2023, selected for NFT.NYC 2023, selected for Non Fungible Conference 2023, member of the Brashill movement, member of Galeria Brazucas NFT, selected by curators for 4 WORLDS at the Foundation , pieces exhibited in NYC, LA, SP, RJ, Kuwait, Tokyo, Berlin, Amsterdam, Spain, Chile, Uruguay, Russia, among 20 other countries.

Biografia

1998
Iniciou atuação profissional em dança como bailarino na Cia de Dança Popular do Sul, com o espetáculo “Réquiem, de Mozart”, com o qual recebeu o Prêmio Açorianos de Dança 1998 como Artista Revelação.

2000
Participou como bailarino do espetáculo “Das Tripas Sentimento – Uma homenagem a imortal cantora brasileira Elis Regina”, vencedor de 6 categorias do Prêmio Açorianos de Dança 2000, incluindo Melhor Espetáculo. Neste mesmo ano criou a “iDance – Revista Digital”, permanecendo como diretor e membro do conselho editorial até 2005.

2001
Passou a atuar como diretor e coreógrafo da Cia de Dança Popular do Sul, na qual dirigiu e coregrafou seu primeiro trabalho autoral, o espetáculo “Deixe-me ver sua Alma”, contemplado com o Prêmio Brasil Em Cena – Ministério da Cultura.

2003
Assumiu, junto a Alessandra Chemello, a direção do Grupo Gaia – Dança Contemporânea, um dos grupos de dança mais atuantes do Rio Grande do Sul. No Grupo Gaia, desenvolve as funções de diretor, coreógrafo e bailarino, de obras como: “À Flor da Pele” (2003), indicado ao Prêmio Açorianos de Dança 2003 na categoria Melhor Iluminação e vencedor do “Prêmio DOM 2003” como destaque coreográfico; “Não se Pode Amar e Ser Feliz ao Mesmo Tempo” (2004), indicado a seis categorias do Prêmio Açorianos de Dança 2004, destacando-se como vencedor em quatro; “O Buraco de Alice” (2005), uma instalação performática criada nas escadas de incêndio do Centro Cultural Usina do Gasômetro, durante o período em que o grupo integrou o projeto Gestação Cultural – Usina das Artes; o espetáculo “Alice [adulto]” (2007), vencedor do Prêmio Funarte de dança Klauss Vianna” e indicado a cinco categorias do Prêmio Açorianos de Dança 2007, das quais Diego Mac ganhou o prêmio de Melhor Bailarino; o espetáculo “Mulheres Fortes em Corpos Frágeis” (2008), indicado a quatro categorias do Prêmio Açorianos de Dança 2008, destacando-se como vencedor em duas; o espetáculo “Abobrinhas Recheadas” (2009), contemplado com a Bolsa Funarte de Estímulo à Criação Artística, na categoria Dança (Coreografia) e indicado a quatro categorias do Prêmio Açorianos de Dança 2009, destacando-se como vencedor em duas, incluindo o Prêmio RBS Cultura 2009 de Melhor Espetáculo; e o espetáculo “Cinderela Fashion Week” (2011), em comemoração aos 10 anos de atividades do Grupo Gaia.

2004
Participou como bailarino da montagem do espetáculo “Branca das Neves”, vencedor do Prêmio Palco Habitasul de Montagem Cênica. Recebeu, ainda, o Prêmio Destaque na Dança do Rio Grande do Sul, concedido pela FF Produções.

2005
Foi convidado a realizar o conceito de imagem e a trilha sonora do espetáculo “Beterrabas Caprichosas”, da Muovere Cia de Dança, sob a direção de Jussara Miranda. Ainda neste período, começou estudar e investigar a linguagem da videodança, criando seu primeiro trabalho nesta modalidade – “Suicídio Fashion Week” – e atuando como videomaker da performance “Fazendo Contato”. Neste mesmo ano, passou a ocupar o cargo de professor do “Curso de Extensão em Dança Contemporânea”, no Centro Universitário IPA Metodista, no qual permaneceu até 2007.

2006
Concluiu o Curso Superior de Dança na ULBRA/RS. Participou do projeto “Casa Bild”, contemplado com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna, dirigido por Jussara Miranda, no qual foi responsável pela criação do conceito de imagem e do videodança documental do projeto. No campo da videodança, criou as obras “Por Baixo da Mesa” e “Pas de Corn”.

“Pas de Corn” é um marco na carreira do artista, e dá início à sua pesquisa de linguagem poética que relaciona dança, vídeo, tecnologia e cultura popular. “Pas de Corn” foi e ainda é exibido em diversas programações culturais, como Dança em Foco – Festival Internacional de Vídeo & Dança 2006, no evento Contemporâneo 2006 – Mostra de artes visuais, dança, dramaturgia e literatura, no Prêmio Brasil na Alemanha 2006, no programa de televisão Retalhão, na Mostra Virtual Catálogo 2ptos 2008, sendo uma das 5 obras selecionadas pelos curadores Moacir dos Anjos, Oriana Duarte e Juliana Monachesi, na Mostra de Videodança Lanterninha 2009, na mostra Mini VHSII 2009, na II Mostra (In) Dependente de Dança 2009 e no 14° Porto Alegre em Cena.

2007
Criou um conjunto de sete obras em videodança chamada “Série Jogos”, a qual participou das exibições do Dança em Foco – Festival Internacional de Vídeo & Dança 2007. Concluiu especialização em “Poéticas Visuais: gravura, fotografia e imagem digital”, pela FEEVALE/RS, com a monografia “Pés, pipocas e pixels: corpos possíveis para uma dança particular” e com a obra de videodança “Mexendo nas Partes“. Passou a realizar trabalhos de criação de videodança documental para projetos de dança, como o “Grupo Experimental de Dança de Porto Alegre” e o espetáculo “Memórias e Pinturas”, de Luciano Hoeltz.

2008
Estreou, junto à Muovere Cia de Dança, o projeto “Re-Sintos”, no qual atua como diretor de visualidades e sonoridades e é criador das videocoreografias que compõem a “Mostra Videocoreográfica” do projeto. Participou da exposição coletiva “Poéticas Visuais”, na Pinacoteca da FEEVALE/RS, com a obra “Mexendo nas Partes”. Realizou, com o Grupo Gaia, a apresentação do espetáculo “Alice [adulto]” na Mostra da Dança Contemporânea do “Festival de Dança de Joinville”, como um dos seis grupos convidados. Participou, com a obra “Mexendo nas Partes, do Dança em Foco – Festival Internacional de Vídeo & Dança 2008; do CONDANÇA 2008 – Congresso Nacional de Dança: Fronteiras no movimento – diálogo, hibridismo e mestiçagem; da exposição coletiva “Montagem 4×4”, realizada na Fundação ECARTA; e do encontro “Terceira Margem”, realizado pela Bienal Internacional de Dança do Ceará.

2009
Contemplado com a Bolsa Funarte de Estímulo à Criação Artística, na categoria Dança (Coreografia), por meio da qual realizou junto ao Grupo Gaia a pesquisa “Reprocessamentos coreográficos: transduções estético-culturais entre dança e vídeo”, que resultou no espetáculo “Abobrinhas Recheadas”. Ainda com o Grupo Gaia, realizou a execução do “Projeto de Manutenção” do grupo, contemplado com o Prêmio Funarte de dança Klauss Vianna 2008. Produziu o primeiro Flash Mob Dance de Porto Alegre no Festival Internacional de Dança Mesa Verde, com a participação de mais de 200 pessoas dançando a famosa coreografia Macarena. Participou da obra “Musicircus”, de John Cage, na 7ª Bienal do Mercosul.

Com a Muovere Cia. de Dança, participou do projeto “Dalí Daqui”, vencedor do Prêmio Funarte Interações Estéticas, na criação de videocoreografia do projeto. Publicou o artigo “O vídeo é o corpo”, na Logos – Revista de Divulgação Cientifica (Editora ULBRA), e o artigo “Reflexões sobre as relações entre dança e vídeo” na Gambiarra – Revista dos Mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Arte – PPGCA/UFF. Participou com o videodança “Pas de Corn” das mostras Lanterninha (RJ), Mini VHSII (RJ), II Mostra (In) Dependente de Dança (SP) e Mostra Movimento e Palavra: imagem (RS).

2010
Atuou como coreógrafo do projeto “Dali Daqui Intrusocial” e do projeto “Olho 3”, ambos em parceria com Jussara Miranda. Participou como coreógrafo do espetáculo “Wonderland e o que M. Jackson encontrou por lá”, do grupo Teatro Sarcáustico, vencedor do Prêmio Açorianos de Teatro 2010 nas categorias Melhor Produção, Melhor Figurino, Melhor Direção e Melhor Espetáculo.

Foi membro do corpo docente do curso de Pós-Graduação latu sensu em “Poéticas Visuais: gravura, fotografia e imagem digital” na FEEVALE/RS. Realizou circuito de apresentações do espetáculo “Re-Sintos”, com a Muovere Cia. de Dança, sob o patrocínio da Caixa Cultural (RJ/SP/DF). Palestrante da aula inaugural, junto à Jussara Miranda, do Curso de Graduação em Dança/UFRGS.

2011
Atuou como coreógrafo do projeto “Feedback”, em parceria com Jussara Miranda. Participou do debate de abertura Dança em Foco – Festival internacional de Dança & Vídeo – Itinerância Porto Alegre (RS), do 2º Encontro nacional de Pesquisadores em Dança/UFRGS, e do “Encontro Feedback: dança e diversidade em gênero”.

Foi coordenador e professor do Estágio de Atuação Cênica, promovido pelo Grupo Gaia. Estreou, também com o Grupo Gaia, o espetáculo “Cinderela Fashion Week”, em comemoração aos 10 anos de atividades do grupo.

Criou a trilha sonora e videografia do espetáculo “In Heaven”, sob direção de Jezebel de Carli, com o grupo Teatro do Encontro.

Concluiu sua pesquisa “O Colecionador de Movimentos: 03 ensaios videográficos de imagem e(m) movimento” no curso de mestrado em Poéticas Visuais na UFRGS. Participou, com a obra “O Colecionador de Movimentos”, do I Salão Xumucuís de Arte Digital (PA).

Participou como artista convidado do projeto “Duetos”, da Casa M – 8ª Bienal do Mercosul, no qual ministrou a oficina “Os Colecionadores de Movimentos” e dirigiu as performances “Não quero ser a última a comer-te”, em parceria com Marcelo Noah, e “Geocoreografia: cidade não vista”, em parceria com Tatiana Vinhas e Teatro Geográfico.

2012
Coreografou o flashmob “Silêncio”, no evento Jardim Tecnológico, da Secretaria de Ciência e Tecnologia do RS, sob direção de Luciane Panisson. Apresentou a performance “Geocoreografia: cidade não vista” na Semana de Porto Alegre 240 anos. Atou como diretor artístico dos projetos “DESVIO” e “Tóin – Dança para bebês”, com a Muovere Cia. De Dança. Atuou como coreógrafo do Natal Luz de Gramado. Foi selecionado para receber a Bolsa de Pesquisa Décio Freitas/Fumproarte para desenvolver a pesquisa “O Colecionador de Movimentos: carnaval”.

2013
Em 2013, apresentou a performance “Geocoreografia: cidade não vista” no Festival de Rua de Porto Alegre. Realizou tourneé do espetáculo “Re-Sintos” pelo Brasil. Atuou como diretor artístico do espetáculo “Baseado em Fatos Reais”. Foi Assistente de Direção do Grande Desfile de Natal do Natal Luz de Gramado. Foi jurado do Prêmio Açorianos de Dança. Fundou a Macarenando Dance Concept. Dirigiu o espetáculo de improviso em dança “Abobrinhas Recheadas – O Jogo”.

2014
Em 2014, atuou como coreógrafo do “Concertos Comunitários Opus/Zaffari”. Participou da Comissão Curadora do “Porto Alegre em Cena”. Foi selecionado para participar do “Dança em Foco – Festival Internacional de Vídeo & Dança 2014” com a obra “O Lago dos Cisnes, de O Colecionador de Movimentos”. Realizou temporadas do espetáculo “Abobrinhas Recheadas – O Jogo” e “Tóin – Dança para Bebês”. Estreou o espetáculo “100 Formas para o Amor”, com a Macarenando Dance Concept, que recebeu 9 indicações ao Prêmio Açorianos de Dança 2014 (Espetáculo Direção, Coreografia, 2 indicações para Bailarina, Bailarino, Figurino, Iluminação e Trilha Sonora), vencendo nas categorias Melhor Iluminação e Melhor Figurino. Atuou como Diretor Artístico e participou das ações de comemoração 25 anos da Muovere Cia. de Dança: espetáculo “Concerto Muovere 25 Anos”, flashmob Muovere 2.5, Oficina de Montagem Muovere REMIX, que resultou no espetáculo “Mixados”. Ministrou a oficina Dança para Atores, na Casa de Cultura Mario Quintana. Participou da circulação pela Região Sul do espetáculo “Desvio”, com a Muovere Cia. de Dança. Ganhou o Prêmio Açorianos de Dança 2014 na categoria Novas Mídias em Dança pela obra “Mexendo nas Partes”.

2015
Ministrou a disciplina de dança do curso Teatro Musical, realizado pela Cômica Cultural. Inaugurou o Creativity Lab, setor da Macarenando Dance Concept focado na realização de cursos e treinamentos da criatividade, realizando a Oficina Permanente de Criação em Dança. Dirigiu e estreou o espetáculo “A Classe”, resultado da Oficina Oficina Permanente de Criação em Dança. Produziu e dirigiu diversas temporadas e apresentações do espetáculo “Abobrinhas Recheadas”, incluindo 4 temporadas em Porto Alegre, participação no 17ª Caxias em Cena/RS, Mostra SESC Cariri de Culturas/CE e Quintas do Humor SESC/RS. Produziu e dirigiu diversas temporadas e apresentações do espetáculo “100 Formas para o Amor”, incluindo 3 temporadas em Porto Alegre, participação no 17ª Caxias em Cena/RS, Mostra SESC Cariri de Culturas/CE e Palco Giratório SESC/RS. Junto à Muovere Cia de Dança participou de diversas temporadas e apresentações dos espetáculos “Desvio” e “Tóin – Dança para Bebês, incluindo diversas temporadas em Porto Alegre no Theatro São Pedro, Livraria Cultura e Instituo Ling, participação no Festival Internacional de Teatro de Rua de Porto Alegre/RS e Festival Nacional de Presidente Prudente/SP. Foi Assistente de Direção da cerimônia de entrega do 10º Prêmio Braskem Em Cena. Recebeu a indicação de Destaque em Dança Contemporânea do Prêmio Açorianos de dança 2015 pela pesquisa de estratégias do encontro da dança com o público realizada com a Macarenando Dance Concept. Recebeu o patrocínio de O Boticário na Dança para realização do projeto de circulação do espetáculo “100 Formas para o Amor” em 2016.

2016
Em 2016, desenvolveu ações de aproximação da dança com o público por meio de oficina de FlashMob, junto ao Santander Cultural. Atuou como consultor e treinador de Performance Cênica para Músicos junto à Escola de Música Guitarríssima. Foi jurado do Festival Vem Dançar. Com a Muovere Cia de Dança, dirigiu diversas temporadas do espetáculo Tóin – Dança para Bebês, em apresentações no Theatro São Pedro em Porto Alegre, bem como em diferentes cidades do RS; apresentou o espetáculo “Desvio”, no Dia Internacional da Dança e na Mostra Gestos Contemporâneos; foi diretor artístico do projeto WebCoreô, e de seu espetáculo resultante, “Choking”. Foi convidado do projeto “Luciana Paludo convida…”, no qual atuou como bailarino em parceria com a artista proponente. Participou como convidado do V Encontro das Graduações em Dança do RS, em GT sobre a “A cultura da gratuidade e a produção artística”. Foi coreógrafo do espetáculo “A Arca de Noé”, com direção de Zé Adão Barbosa. Com a Macarenando Dance Concept [Creativity Lab], ministrou curso intensivo de verão, Dança para Atores; deu continuidade à Oficina Permanente de Criação em Dança – ANO 2; dirigiu e estreou a performance “Ensaio sobre ausência e doçura”, resultado da Oficina Permanente de Criação em Dança. Com a Macarenando Dance Concept, participou do 11º Festival Palco Giratório SESC/POA com os espetáculos “A Classe” [2ª Temporada] e Tóin – Dança para Bebês; participou do 23º Porto Alegre em Cena, 17º Porto Verão Alegre, da II Mostra de Artes Cênicas do Teatro Glênio Peres e da Mostra Gestos Contemporâneos com o espetáculo Abobrinhas Recheadas; dirigiu a 9ª, 10ª e 11ª temporadas do espetáculo Abobrinhas Recheadas; participou da Escola de Espectadores de Porto Alegre com o espetáculo Abobrinhas Recheadas; dirigiu a execução do projeto de intervenção urbana 100FORMAS.LOV, com patrocínio de O Boticário na Dança.

2017
Em 2017, ministrou o curso Dança e Criatividade junto ao Santander Cultural. Foi convidado para integrar a mesa de palestrantes do ENGADAN 2017 sob a temática “Projetos em Dança”, e da Semana Acadêmica do Curso de Dança da UFRGS sob a temática “Novos Mercados para a Dança”. Apresentou o espetáculo Abobrinhas Recheadas no 18º Porto Verão Alegre, no SESC Caxias do Sul, no SESC Gravataí e no Instituto LING. Com a Muovere Cia de Dança, estreou o espetáculo “Tóin 2”, na função de diretor artístico; dirigiu diversas temporadas do espetáculo Tóin – Dança para Bebês; participou, com o espetáculo “Desvio”, do Circuito Sesc de Artes 2017. Foi jurado da III Mostra de Artes Cênicas e Música do Teatro Glênio Peres, da Câmara Municipal de Porto Alegre. Foi jurado do Festival Vem Dançar. Atuou como Diretor de Movimento do show musical Uma Nova Pele, da cantora Bruna Paulin. Com a Macarenando Dance Concept [Creativity Lab]: ministrou a 3ª Edição do Curso de Dança para Atores; orientou a Oficina de Montagem Pimp my Oz, que resultou no espetáculo nOz, com direção de Cassandra Calabouço; deu continuidade à Oficina Permanente de Criação em Dança – ANO 3; dirigiu e estreou o espetáculo “Qual é a música dessa cena?”, resultado da Oficina Permanente de Criação em Dança. Com a Macarenando Dance Concept coordenou e lançou a Seleção Pública de Patrocinadores; coordenou o planejamento e a execução do projeto de Presença Digital da marca; organizou e lançou o eBook #TEXTÃO; participou do lançamento do eBook #TEXTÃO no Curso de Dança da UFRGS; estreou, na função de diretor e coreógrafo, o espetáculo “Dance a Letra Grupão Pocket Live Tropicália Gestos Caetano”, no evento Gestos Contemporâneos – 2ª Edição; estreou, na função de diretor, a encenação de terror imersivo “Casa do Medo”.

2018
Em 2018, ministrou a oficina de “Direção de Dança” e a palestra “Dança: tecnologia, novos mercados e empreendedorismo”, junto ao SESC Canoas, e participou, ao lado da coreógrafa Carlota Albuquerque, da atividade “Diálogos Contemporâneos”, no evento “Por Trás da Dança, promovido pelo SESC Canoas.  Desenvolveu a oficina “Vivência Flashmob” com 1.500 idosos no evento “Maturidade Ativa”, promovido pelo SESC/RS. Com a Macarenando Dance Concept [Creativity Lab]: deu continuidade à Oficina Permanente de Criação em Dança – ANO 4; dirigiu e estreou o espetáculo “Qual é a música dessa cena?”, resultado da Oficina Permanente de Criação em Dança 2018/1; dirigiu e estreou o espetáculo “Dance a Letra: Sobrevida”, resultado da Oficina Permanente de Criação em Dança 2018/2. Com a Macarenando Dance Concept, estreou, na função de diretor e coreógrafo, o espetáculo “Abobrinhas Recheadas: Rei Roberto”, no Instituto Ling, como espetáculo convidado do projeto Ponto de Teatro, realizado pela instituição; realizou temporada do espetáculo “Dance a Letra Grupão Pocket Live Tropicália Gestos Caetano”, no Teatro do Centro Histórico-Cultural Santa Casa e apresentação no evento “Por Trás da Dança”, realizado pelo SESC Canoas; dirigiu e estreou a performance urbana MASH, no projeto A Casa Dança, promovido pela Casa de Cultura Mario Quintana; atuou como bailarino e gestor de projeto do espetáculo “Das Tripas Sentimento (2018)”, com direção de June Machado; dirigiu diversas temporadas do projeto de terror imersivo “Casa do Medo”.

2019
Em 2019, atua como Delegado Titular e Coordenador do Colegiado Setorial de Dança do RS Gestão 2019-2020. Foi jurado no evento “Roundi #1 – Batalha Multiartística”, promovido pelo GIRA – CENTRO DE DANÇA. Com a Muovere Cia de Dança, participou do Festival Encuentros de Junio, em Guayaquil/ Equador, em que desenvolveu, junto à Jussara Miranda, a montagem da performance urbana-coreográfica  “Desvio Sinal” com bailarinos da cidade. E participou como Diretor Artístico do evento “Muovere 30 Anos”, no Theatro São Pedro, em Porto Alegre/RS, em comemoração aos trinta anos da Companhia, com apresentação de três espetáculos do portfólio do grupo e dois workshops, sendo ministrante de um deles – “Tecnologias de informação e comunicação na criação, na produção e na construção de identidades, de públicos e das memórias da dança”. Com a Macarenando Dance Concept [Creativity Lab]: deu continuidade à Oficina Permanente de Criação em Dança – ANO 5; dirigiu e estreou o espetáculo “Balbúrdia”, resultado da Oficina Permanente de Criação em Dança 2019. Com a Macarenando Dance Concept, apresentou o espetáculo “Abobrinhas Recheadas: Rei Roberto” e “Dance a Letra Grupão Pocket Live Gestos Caetano” no 20º Porto Verão Alegre; dirigiu diversas temporadas do projeto de terror imersivo “Casa do Medo”; cumpriu temporada do espetáculo “Abobrinhas Recheadas: Dance a Letra”, na Livraria Cultura de Porto Alegre/RS; apresentou o espetáculo “Abobrinhas Recheadas: Rei Roberto” no Teatro do SESC Canoas/RS; coordenou a execução do projeto de Presença Digital da Macarenando Dance Concept em diversas plataformas digitais, contemplando a criação da série de 24 vídeos para web “Vídeo Dance a Letra”; coordenou a execução do projeto “CONVERSAS MACARENANDO”, totalizando 8 edições de rodas de conversa e network sobre Dança; dirigiu o evento “05 Anos Macarenando”, no Theatro São Pedro, em Porto Alegre/RS, em comemoração aos cinco anos de atividades da iniciativa no setor cultural, com apresentação de quatro espetáculos do portfólio do grupo e uma edição do projeto  “CONVERSAS MACARENANDO”.  Coordenou o “Prêmio Macarenão”, um debate em formato live sobre os destaques da Dança em Porto Alegre no ano.

2020
Em 2020, a Macarenando é indicada a diversas categorias no Prêmio Olhares da Cena (MAQUIAGEM: por DAS TRIPAS SENTIMENTO; FOTOGRAFIA DE CENA: por ABOBRINHAS RECHEADAS – DANCE A LETRA e DANCE A LETRA – CAETANO; ILUMINAÇÃO por DANCE A LETRA – CAETANO; BAILARINA por ABOBRINHAS RECHEADAS DANCE A LETRA; BAILARINO por ABOBRINHAS RECHEADAS DANCE A LETRA; DIREÇÃO por DANCE A LETRA – CAETANO; ESPETÁCULO por DANCE A LETRA – CAETANO), vencendo em duas: Prêmio Especial pelo projeto Conversas Macarenando, e Iluminação de Gui Malgarizi e Sandra Santos pelo espetáculo Abobrinhas Recheadas Dance a Letra. Participa como convidado do podcast POD4, episódio sobre o tema Gordofobia. Durante a pandemia do COVID-19, estabelece atuação prioritária em ambientes online, atuando em diversos projetos em parcerias com artistas e instituições, bem como junto à Macarenando, como: vídeo Corpo em Quarentena (junto à Jezebel de Carli, Aline Jones e Zélia Duncan); Mostra Espaço n; Exibição online do espetáculo Abobrinhas Recheadas: Rei Roberto na Mostra Teatro Glenio Peres Online 2020; Exibição online dos espetáculos Dance a Letra Caetano e Abobrinhas Recheadas: Rei Roberto junto ao Centro Histórico-Cultural Santa Casa; Masterclass de Direção de Dança com financiamento do FAC Digital SEDAC/RS; criação de diversas ações online junto à Macarenando, como vídeos, lives, cursos online e exibição de espetáculos; participação como convidado na 3ª Semana Acadêmica do Curso de Dança da UFPel; live com Aline Jones sobre Gordofobia; live com Rafa Machado sobre Gordofobia na Dança; criação e exibição do vídeo “Qual é a música dessa dança?”, contemplado pelo Prêmio Funarte Respirarte.

2021
Em 2021, encerrou suas atividades como Coordenador do Colegiado Setorial de Dança do RS, culminando na participação na equipe realizadora do Mapeamento da Dança do RS. Com a Macarenando, dirigiu o projeto Dance a Diversidade, uma série de 21 vídeos criados a partir do procedimento Dance a Letra e do universo LGBTQIA+, que finalizou com a Masterclass Como Esse Vídeo Dança?. Ainda com a Macarenando: dirigiu a série de vídeos Trilogia dos Bichos; participou do Festival do Conhecimento UFRJ; coordenou a edição Dance a Letra do projeto Conversas Macarenando, em parceria com a Profª. Dra. Luciane Coccaro/UFRJ; participou do projeto A Casa Dança, da Casa de Cultura Mario Quintana, com exibição em vídeo da performance urbana MASH; vencedor do Prêmio Açorianos de Dança 2021 na categoria Ação Coletiva pelo projeto Dance a Diversidade; participação na 2ª Mostra de Dança na Web, com exibição de vídeo do projeto Dance a Diversidade, realizada pelo Centro de Dança/SMC/Porto Alegre. Convidado para compor a programação do evento (Re)Existir na Dança, realizado pelo IEACEN/RS, representando a Macarenando bem como o Mapeamento da Dança do RS. Convidado para compor a programação do evento Viver de Arte, realizado pela Fresta Investigações/PPGAC/UFRGS, representando a Macarenando. Participou da equipe curadora da Gala de Dança Canoas 2021. Foi contemplado com o Prêmio Trajetórias Culturais, com verbas oriundas da Lei Aldir Blanc. Estreou no elenco do podcast Irenes para Maiores.

2022
Em 2022, com a Macarenando apresenta o espetáculo Dance a Letra Caetano na programação do projeto Quartas na Dança 2022, realizado pelo Centro de Dança de Porto Alegre; e cria a coreografia do filme Uma Carta para Papai Noel, com direção de Gustavo Spolidoro. Em âmbito acadêmico, realiza o Curso de Formação em Dança e Poéticas Digitais, promovido pelo Teatro em Movimento, com coordenação de Leonel Brum. É aprovado para realizar pesquisa de doutorado junto ao PPGAC/UFRGS, sob orientação da artista e pesquisadora Luciana Paludo. Participa como convidado da disciplina Fundamentos da Pesquisa em Arte, ministrada pela Profª. Dra. Flavya Mutran, no Curso de Artes Visuais da UFRGS. Integra a programação do evento Viver de arte 2022 como speaker. Promove a ação de extensão Workshop DANÇA+NFT em parceria com o Curso de Licenciatura em Dança da UFRGS, realizado por meio do projeto de pesquisa Carne Digital, sob coordenação da artista e Profª. Dra. Monica Dantas. É banca do Salão de Iniciação Científica UFRGS 2022. Concede entrevista ao artista-pesquisador Dr. Daniel Aires sobre dança, 3D e NFT, que é publicada na Revista Brasileira de Estudos em Dança sob o título “Dança, NFT e inovações coreográficas 3D: uma conversa com Diego Mac”. Em âmbito de criação e produção artística, participa como convidado do elenco do espetáculo de comemoração do Mimese Cia de Dança-Coisa, sob direção de Luciana Paludo. Dedica-se à criação artística baseada no hibridismo entre dança, simulação 3D, NFTs, web3 e metaversos, e cria diversas peças e obras de arte, como: Sylphides 3.1; Sylphides 3.2; What would be your last kiss?; Hypnodances; Cryptogam; Reconvexo; Asas; Para Todos; Oto Patama; Queda; Sonho Meu; Dark Hemoglobin; Ballon; Sweet Dance Company; The Egg; Let me out of here; Homo Papyrus; CryptoBallet Class. Muitas dessas obras foram comercializadas como NFT e adquiridas por colecionadores de arte digital em diferentes marketplaces. Além disso, as obras foram selecionadas para diversos festivais, eventos, exibições e projetos, como: moveMINT NYC: The Experience; NFT São Paulo; Dance & Performance Arts Gallery by Misja NederDans; Naw Talks Neosutras Metaverse; LATAM ART no Open Metaverse; International NFT Competition (7º lugar); Thorium Gallery District Spatial Metaverse; NeoForms LA SuperChief Gallery; Neoforms, 1st Performance Art Drop Makers Place; Mostra To Calm The Mind Spatial Metaverse; Gallery Into The Unknown Tezos; Exposição IberoAm NFT na Casa Firjan Sesi RJ; Gallery Trudentity Search Light.art; Brasil NFT Museum; Rivera-Caggiano Gallery; On Going Museum Gallery OnCyber; Zoratopia Gallery Art Beasel Miami; Kuwait’s 1st IRL NFT Exhibition WAGMI; Bienal de Arte Digital. As obras também participam da pgoramação de diversos festivais de audiovisual e videodança, como: Origen Festival de Videodança; Festival Movimentale de Audiovisual (único brasileiro); International Meeting on Video-dance and Video-performance (um dos 25 selecionados entre mais de 1000 inscrições); Sardinia Film Festival (um dos 50 selecionados entre mais de 1000 inscrições); Cuerpo Mediado Festival de Videodanza; Festival Internacional de Videodança do RS; Eku’e Mostra Internacional de Videodanza de Asunción; Serbest International Film Festival; Imajitari – International Dance Film Festival; International Screendance Festival of Chile; Festival Dança em Foco; Festivalito Rodante Internacional de Coreocinema; Context.Film Festival; Future Vision Tokyo & Amsterdam; Moovy Tanzfilmfestival. Por sua atuação em Arte e Tecnologia, Diego passa a integrar a equipe de artistas do movimento Brashill e da Search Light.art; recebe o convite da jornalista e curadora Michele Rolim para publicar o artigo “Entenda a relação entre tokens e a arte” no site AGORA – Crítica Teatral; é indicado para integrar a Publicação Virtual de Artes Cênicas e Performativas – Brasil, realizado pelo grupo de trabalho TEIABR; concede entrevista ao site Matinal Jornalismo/Roger Lerina; é indicado ao Prêmio Açorianos de Dança 2022 na categoria Videodança com a obra “What would be your last kiss? #4”; recebe o Prêmio Açorianos de Dança 2022 como Personalidade do Ano por seu trabalho de pesquisa e criação em novas mídias em dança reconhecido internacionalmente.

2023

 

Em 2023, com a Macarenando apresenta o espetáculo Dance a Letra Caetano na programação do Porto Alegre em Cena 2023. Dirige a Oficina de Criação Macarenando 2023, nas modalidades “elenco” e “direção”, resultando no espetáculo ALIENS. Ministra o curso O Bailarino Artista na Casa Salto. Em âmbito acadêmico, realiza palestra na disciplina Laboratório de Arte, Tecnologia e Ensino, do curso de Artes Visuais da UFRGS, sob coordenação da Professora Doutora Paula Mastroberti. Participa como artista convidado da abertura da Mostra Artística do Danc3Tech –Seminário de Dança e Tecnologia UFRJ. Participa como artista convidado e membro da equipe de organização do Danc3Tech – Seminário de Dança e Tecnologia UFRGS/UFRJ. Dá continuidade à pesquisa de doutorado junto ao PPGAC/UFRGS, sob orientação da artista e pesquisadora Luciana Paludo, e recebe bolsa CAPES para o desenvolvimento da investigação. Participa da ABRACE 2023 e ANDA 2023, com apresentação de vídeo-poster sobre a pesquisa de doutorado em andamento. Escreve o artigo “O Papel dos artistas na era tecnológica” para o jornal Correio do Povo. Participa como debatedor convidado da performance de dança “Dura o tempo de um cigarro! Bocalínguabeijo”, de Lu Coccaro e Vanessa Longoni. Realiza a palestra “Dança + 3D + Blockchains” no LAPETT/USP, a convite de Sayô Pereira. Realiza a palestra “Arte e tecnologia: NFTs, blockchains e web3 como novos instrumentos para o empoderamento criativo e empreendedor de artistas independentes” no Dança Alegre Alegrete 2023. Apresenta o espetáculo “Dance a Letra…Caetano” no Dança Alegre Alegrete 2023 junto com a Macarenando. Apresenta o espetáculo Desvio Sinal no FIT São José do Rio Preto, junto com a Muovere Cia de Dança. Atua como artista colaborador no espetáculo Cenas AlgoRítmicas, na Casa Salto, junto a Dani Cezar, Diego Esteves e Flávio Aquino. Dirige o espetáculo “Onde está Cassandra?” junto com Nilton Gaffree Jr. Realiza criação de peças de dança 3D para o espetáculo “As Histórias de EvaMariaGeni”, de Ivani Santana. É contemplado no edital Multilinguagens – LPG – Porto Alegre. Em âmbito audiovisual, foi convidado para ser um dos artistas depoentes no documentário “A Luz do Tempo”, produzido pela Okna Produções e Aleteia Selonk. Em âmbito de arte digital, é convidado a integrar o time de artistas da Sônica Selection; participa da 2ª temporada do projeto Brashill; participa da Gallery Brazucas NFT; e lança o movimento-comunidade 3C Movement Arts. Cria as peças de dança 3D: Sterochoreography; Preludes (série de 24 peças de dança 3D para os 24 Prelúdios de Bach); Witch Glitch; Witch Glitch II; Witch Glitch III; United Color of Skeleton; Tropical Night; Just as Life; Moonlight Kiss; Alchemical Bodies; Fallen Angels (coleção de 4 peças); Rorschach; The Fungi; Cápsula do Tempo Coreográfica – 1 Ano; Crypto Ballet Class; The Family; Pendulum; Sponge; Metacanon; Seeds; Keloids; Run!; A Mulher no Pedestal; Maracatu Digital; Mantis; Hyaloplasm; Dance Box; The Ghost; Moving Stone; Hot Dance; Searching for the axis (since 1919) ou Skelerinna; Womanemone; Womanemone 2; Dance Dance (collab com KEZIAI); Spectral; Mata; Tale 1, power A: about stillness, fluctuation and elevation; Ceci n’est pas une danse; Flowers. Participa dos seguintes eventos, projetos e exposições: Speaker no South Summit 2023 – Art and culture as a commodity in the new economy – The Next Big Thing Stage; First Look Monaverse; NFT.NYC; Thorium Gallery NFT.NYC Spatial Metaverse; Tezos Tuesday Community Showcase curated by Lauren McDonagh; Chubby’s Food Truck Park X5 Spatial; NFA Magazine; Burn Exhibition; ART&VAULT, World Gallery Foundation curated by Farrah Carbonell; The Stage, World Gallery Foundation curated by CryptoMoves (Nicolás Gatica/Beatriz Castañeda); World Of Colours, World Gallery Foundation curated by Mani Saemi; Brazil, World Gallery Foundation by curated Fer Caggiano; Love is Louder, World Gallery Foundation curated  by Odyssey of the Heart; FILE Festival 2023; Blockhain Festival USP – Coleção BrPunk; Destaque de capa da Objkt.com e na dailycuration com temática de dança em diálogo com 3D, glitch e código; NFT BALI Tezos Collective Exhibiton; NFT Brasil; Digital Invasion Online Auction – Pandolfini Auction House curated by Claudio Francesconi; Innovation Junction Exhibiton Toronto; TJ Land Festival Internacional de Videodanza Queer; Non Fungible Conference – Euro Street Exhibition – Londres, Amsterdã, Berlim, Bruxelas, Ghent, Paris, Barcelona, Lisboa, Milão e Roma; NFEST Festival Barcelona, Lezar House gallery; ART Packs, NftyDreams DAO Project; NFT ART SHOW, Arts Society of Kingston (Nova Iorque / Witch Glitch e Prelude Nº 4); Artful Palate: Cuisine & Creativity (San Diego / The Egg); Transient Visions SuperRare The Edge (Cápsula do Tempo Coreográfica – 1 Ano); Double Take Monaverse Interview with Crux; Exposição The Wrong Biennale (curadoria Elaine Tedesco e Marina Polidoro / plataforma Verter / Maracatu Digital); Exposição The Wrong Biennale (Continuous Interlude / The Egg); Exposição The Wrong Biennale (Morphrame White Page Gallery / Kinētechós Pavilion / Sylphides 3.1); Candy Flip, Festival de Música Eletrônica, Bogotá/Colômbia; BREATHE! Convention (Las Vegas / Unietd Colors of Skeleton); Exposição Digital Dreams: The Art of Motion (Kansas City / Fallen Angels); SpaceMontage Sloika SuperRare (Keloids); NFT Party 2023 (Marina di Campo, Isola D’elba, Italy / Metacanon); Cuerpo Digital 2023 (Sylphides 3.1); 4º Festival Internacional de Videodança do RS (Asas); Blockchain Festival (Sônica); Roma NFT Week 2023 (Witch Glitch III); Integrante do The Line – Um milhão de obras de arte em uma única linha; CONTINUUM Exhibition – Salvador Dali (GM Barcelona! / Barcelona/Spain / Paris/France / by A2 Accelerate Art / Curated by OHR and Claire Silver / Mantis); Ninfa Labs Gallery Exhibition (Milão/Itália / Cápsula do Tempo Coreográfica – 1 Ano); Velocity Art Space NFT Showcase (Colors Of India DAO, Zo Studio, Student Association SLC, Kingston School Of Art / Innovation Hub / St. Lawrence College / Kingston/Canada / Prelude No. 4); Sylphides 3.1 na coleção do Centre National de la Danse de Pantin Sylphides 3.1 na coleção da Maison de la Danse de Lyon; Sylphides 3.1 na coleção da Numeridanse; Inauguração da CasaNUA – Museu permanente e galeria física de arte descentralizada / Curadoria de Hugo Faz (Sylphides.3 1); Cuerpo Mediado Festival de Videodanza 2023 (Rosario, Santa Fe, Argentina) (Asas); Belgium Art & Design Fair (Ghent/Bélgica) (Sweet Dance Company); THIS GOES! Dance Party (Sweet Dance Company); Artista convidado da exposição Nebularte Adastra Metaverso (Hot Dance); NFT RIO Maracatu Digital (Maracatu Digital); NFT RIO Galeria Brazucas; NFT RIO SuperChief (Mata); IMARP – Mostra Internacional de Dança Imagem em Movimento (Crypto Ballet Class); Exibição Times Square ArtCrush (Prelude No. 4); Selecionado para a Superchief Gallery StarterPack Season 2 (Mata); NFT NEXUS: Tri-City Unveil by Chaap_Global and 60SIFF (Paquistão: Islamabad, Lahore, Karachi / Spectral Tralspec); Neal Gallery, curadoria de Rhynotic (Joy City/Beijing/China / Spectral Cresplat); Exibição Superchief Gallery Miami (Mata); Folklore Art HUG’s Miami Mobile Art Gallery, curadoria de Elena Fiorenza Gatti e H Cruz (Mata); Future Vision Festival 2024 (Tokyo e Amsterdam / Asas); 11 Must-see Video Artworks On Air at the Wrong Biennale 2023-24’s the Wrong.tv (Malcolm Fernandes / Sylphides 3.1). Com o trabalho artístico desenvolvido em âmbito digital, é finalista do “Os 18 do Punk – destaques no ecossistema de cripto e web3 no Brasil em 2023” na categoria ARTE E CRIATIVIDADE. E ganha os seguintes prêmios: vencedor em 1º lugar do Concurso de Arte Victoria West, com a obra ASAS; vencedor do Transient Labs Logo Remix; finalista do MEMBERSHIP NFT DESIGN COMPETITION, da Artcrush Gallery.

Dança 3D NFT

Como dançar na Web 3.0? Como coreografar no metaverso? Como reprocessar a revolução eclodida pela relação entre dança e simulação 3D? Essas são as perguntas que movem Diego Mac em sua atual pesquisa artística, que mistura dança, simulação 3D, NFTs, web3 e metaversos.

Em suas peças, Mac cria danças e coreografias a partir de novos protocolos, códigos e paradigmas de corpo e de movimento possibilitados pela mistura da dança com técnicas de animação e simulação 3D, pela ficção científica e pelo biofuturismo. Os fundamentos da dança são utilizados como mote para configurar o setup inicial de simulações físicas em 3D, como gravidade, impulsividade do chão, imobilização de articulações e grupos musculares, velocidade de movimento, tonicidade das fibras, peso das partes, volume do corpo, corpos moles, corpos plásticos, expansão de contração de campos de força, vento, fluídos, entre outros elementos.

O diferencial técnico e artístico das obras reside no fato de que os movimentos e a coreografia final das peças são gerados, na maioria dos processos criativos de Diego, por simulação física procedural, em vez de animação por keyframe ou por captura de movimento.

O arquétipo clássico da bailarina, a figura feminina, romântica, gênia do ar, vaporosa, enigmática e sobre-humana dá lugar a figuras andróginas, nem masculinas nem femininas, descentralizadas, com físicas simulada, partes moles, coreografias procedurais, movimentos desconexos e articulações hiperflexíveis. Hiper-humanos. Meta-humanos.

Isso abre portas para criar e apresentar outros corpos, outros movimentos e outras danças, provocando um diálogo entre o clássico e o contemporâneo e refletindo sobre o futuro da Arte e da Dança.

“Quando crio danças com materiais digitais, todo o meu corpo está envolvido nesse processo. No meu corpo não há distinção entre performance física e dança digital. Acredito que isso tem a ver com o futuro dos relacionamentos nos metaversos, com as condições de existência e com as formas de convivência mediadas pelas tecnologias digitais.” (Mac, Diego)

Com essa pesquisa, Mac criou uma série de peças e obras de dança 3D, como:

  • Sylphides 3.1 [colecionado]
  • Sylphides 3.2
  • What would be your last kiss? [colecionado]
  • Hypnodances [colecionado]
  • Cryptogam [colecionado]
  • Reconvexo [colecionado]
  • Asas [colecionado]
  • Para Todos [colecionado]
  • Oto Patama [colecionado]
  • Queda [colecionado]
  • Sonho Meu [colecionado]
  • Dark Hemoglobin [colecionado]
  • Ballon
  • Sweet Dance Company [colecionado]
  • The Egg [colecionado]
  • Let me out of here
  • Homo Papyrus
  • CryptoBallet Class
  • Sterochoreography
  • Preludes [colecionado]
  • Witch Glitch [colecionado]
  • Witch Glitch II [colecionado]
  • Witch Glitch III [colecionado]
  • United Color of Skeleton [colecionado]
  • Tropical Night [colecionado]
  • Just as Life
  • Moonlight Kiss [colecionado]
  • Alchemical Bodies [colecionado]
  • Fallen Angels [colecionado]
  • Rorschach [colecionado]
  • The Fungi
  • Cápsula do Tempo Coreográfica – 1 Ano
  • Crypto Ballet Class
  • The Family
  • Pendulum
  • Sponge
  • Metacanon
  • Seeds
  • Keloids
  • Run!  [colecionado]
  • A Mulher no Pedestal
  • Maracatu Digital
  • Mantis
  • Hyaloplasm
  • Dance Box [colecionado]
  • The Ghost
  • Moving Stone [colecionado]
  • Hot Dance
  • Searching for the axis (since 1919) ou Skelerinna
  • Womanemone
  • Womanemone 2
  • Dance Dance (collab com KEZIAI)
  • Spectral [colecionado]
  • Mata
  • Tale 1, power A: about stillness, fluctuation and elevation
  • Ceci n’est pas une danse
  • Flowers

Muitas dessas obras foram comercializadas como NFT e adquiridas por colecionadores de arte digital em diferentes marketplaces. Além disso, as obras foram selecionadas para diversos festivais, eventos, exibições e projetos, como:

  • moveMINT NYC: The Experience
  • NFT São Paulo
  • Dance & Performance Arts Gallery by Misja NederDans
  • Naw Talks Neosutras Metaverse
  • LATAM ART no Open Metaverse
  • International NFT Competition (7º lugar)
  • Thorium Gallery District Spatial Metaverse
  • NeoForms LA SuperChief Gallery
  • Neoforms, 1st Performance Art Drop Makers Place
  • Mostra To Calm The Mind Spatial Metaverse
  • Gallery Into The Unknown Tezos
  • Exposição IberoAm NFT na Casa Firjan Sesi RJ
  • Gallery Trudentity Search Light.art
  • Brasil NFT Museum
  • Rivera-Caggiano Gallery
  • On Going Museum Gallery OnCyber
  • Zoratopia Gallery Art Beasel Miami
  • Kuwait’s 1st IRL NFT Exhibition WAGMI
  • Bienal de Arte Digital
  • South Summit 2023
  • First Look Monaverse
  • NFT.NYC
  • Thorium Gallery NFT.NYC Spatial Metaverse
  • Tezos Tuesday Community Showcase
  • Chubby’s Food Truck Park X5 Spatial
  • NFA Magazine
  • Burn Exhibition
  • ART&VAULT, World Gallery Foundation curated by Farrah Carbonell
  • The Stage, World Gallery Foundation curated by CryptoMoves
  • World Of Colours, World Gallery Foundation curated by Mani Saemi
  • Brazil, World Gallery Foundation by curated Fer Caggiano
  • Love is Louder, World Gallery Foundation curated by Odyssey of the Heart
  • FILE Festival 2023
  • Blockhain Festival USP – Coleção BrPunk
  • Destaque de capa da Objkt.com
  • NFT BALI Tezos Collective Exhibiton
  • NFT Brasil
  • Digital Invasion Online Auction – Pandolfini Auction House curated by Claudio Francesconi
  • Innovation Junction Exhibiton Toronto
  • Non Fungible Conference – Euro Street Exhibition – Londres, Amsterdã, Berlim, Bruxelas, Ghent, Paris, Barcelona, Lisboa, Milão e Roma
  • NFEST Festival Barcelona, Lezar House gallery
  • ART Packs, NftyDreams DAO Project
  • NFT ART SHOW, Arts Society of Kingston
  • Artful Palate: Cuisine & Creativity
  • Transient Visions SuperRare The Edge
  • The Wrong Biennale
  • Candy Flip
  • BREATHE! Convention
  • Digital Dreams: The Art of Motion
  • SpaceMontage Sloika SuperRare
  • NFT Party 2023
  • Blockchain Festival
  • Roma NFT Week 2023
  • CONTINUUM Exhibition – Salvador Dali
  • Ninfa Labs Gallery Exhibition
  • Velocity Art Space NFT Showcase
  • CasaNUA
  • Belgium Art & Design Fair
  • THIS GOES! Dance Party
  • NFT RIO
  • Times Square ArtCrush
  • Superchief Gallery
  • NFT NEXUS: Tri-City Unveil
  • Neal Gallery
  • Superchief Gallery Miami
  • Folklore Art HUG’s Miami Mobile Art Gallery
  • Future Vision Festival 2024

As obras também participam da programação de diversos festivais de audiovisual e videodança, como:

  • Origen Festival de Videodança
  • Festival Movimentale de Audiovisual (único brasileiro)
  • International Meeting on Video-dance and Video-performance (um dos 25 selecionados entre mais de 1000 inscrições)
  • Sardinia Film Festival (um dos 50 selecionados entre mais de 1000 inscrições)
  • Cuerpo Mediado Festival de Videodanza
  • Festival Internacional de Videodança do RS
  • Eku’e Mostra Internacional de Videodanza de Asunción
  • Serbest International Film Festival
  • Imajitari – International Dance Film Festival
  • International Screendance Festival of Chile
  • Festival Dança em Foco
  • Festivalito Rodante Internacional de Coreocinema
  • Context.Film Festival
  • Future Vision Tokyo & Amsterdam
  • Moovy Tanzfilmfestival
  • TJ Land Festival Internacional de Videodanza Queer
  • IMARP – Mostra Internacional de Dança Imagem em Movimento
  • Cuerpo Mediado Festival de Videodanza 2023
  • Cuerpo Digital 2023
  • 4º Festival Internacional de Videodança do RS

Lugares com peças exibidas e colecionadas:

  • New York
  • São Paulo
  • Rio Grande do Sul
  • Espanha
  • Itália
  • Argentina
  • Paraguai
  • República da Moldova
  • Indonésia
  • Chile
  • Rio de Janeiro
  • Uruguai
  • Rússia
  • Tokyo
  • Amsterdam
  • Alemanha
  • Bali
  • Toronto
  • Florença
  • Miami
  • Kuwait
  • Barcelona
  • Tijuana
  • Londres
  • Amsterdã
  • Berlim
  • Bruxelas
  • Ghent
  • Paris
  • Barcelona
  • Lisboa
  • Milão
  • Roma
  • San Diego
  • Colômbia
  • Las Vegas
  • Kansas City
  • Canada
  • Paquistão
  • China

Por sua atuação em Arte e Tecnologia, Diego passa a integrar a equipe de artistas do movimento Brashill e da Search Light.art; recebe o convite da jornalista e curadora Michele Rolim para publicar o artigo “Entenda a relação entre tokens e a arte” no site AGORA – Crítica Teatral; é indicado para integrar a Publicação Virtual de Artes Cênicas e Performativas – Brasil, realizado pelo grupo de trabalho TEIABR; concede entrevista ao site Matinal Jornalismo/Roger Lerina; é indicado ao Prêmio Açorianos de Dança 2022 na categoria Videodança com a obra “What would be your last kiss? #4”; recebe o Prêmio Açorianos de Dança 2022 como Personalidade do Ano por seu trabalho de pesquisa e criação em novas mídias em dança reconhecido internacionalmente. Em 2023, lança o movimento-comunidade 3C Movement Arts; ganha os seguintes prêmios: 1º lugar do Concurso de Arte Victoria West, com a obra ASAS; vencedor do Transient Labs Logo Remix; finalista do MEMBERSHIP NFT DESIGN COMPETITION, da Artcrush Gallery. Escreve o artigo “O Papel dos artistas na era tecnológica” para o jornal Correio do Povo. Ministra as palestras “Arte e tecnologia: NFTs, blockchains e web3 como novos instrumentos para o empoderamento criativo e empreendedor de artistas independentes” no Dança Alegre Alegrete 2023, e “Dança + 3D + Blockchains” no LAPETT/USP, a convite de Sayô Pereira.

Portfólio

| principais trabalhos

Premiações

| e indicações

2023
Vencedor em 1º lugar do Concurso de Arte Digital Victoria West com a obra “Asas”
Vencedor do Transient Labs Logo Remix
Finalista do MEMBERSHIP NFT DESIGN COMPETITION, da Artcrush Gallery
Finalista do “Os 18 do Punk – destaques no ecossistema de cripto e web3 no Brasil em 2023” na categoria ARTE E CRIATIVIDADE.

2022
Personalidade do Ano, no Prêmio Açorianos de Dança 2022, por seu trabalho de pesquisa e criação em novas mídias em dança reconhecido internacionalmente.
Indicado ao Prêmio Açorianos de Dança 2022 na categoria Videodança com a obra “What would be your last kiss? #4”

2021
Prêmio Açorianos de Dança 2021 na categoria Ação Coletiva pelo projeto Dance a Diversidade
Prêmio Trajetórias Culturais/Lei Aldir Blanc

2020
Prêmio Funarte Respirarte com o vídeo “Qual é a música dessa dança?”

2019
Prêmio Especial no Prêmio Olhares da Cena 2019 pelo projeto Conversas Macarenando

2019
Indicação ao Prêmio Olhares da Cena 2019 nas categorias: MAQUIAGEM por DAS TRIPAS SENTIMENTO; FOTOGRAFIA DE CENA por ABOBRINHAS RECHEADAS – DANCE A LETRA e DANCE A LETRA – CAETANO; ILUMINAÇÃO por DANCE A LETRA – CAETANO (vencedor); BAILARINA por ABOBRINHAS RECHEADAS DANCE A LETRA; BAILARINO por ABOBRINHAS RECHEADAS DANCE A LETRA; DIREÇÃO por DANCE A LETRA – CAETANO; ESPETÁCULO por DANCE A LETRA – CAETANO.

2016
Indicação ao Prêmio Braskem em cena 2016 com o espetáculo “Abobrinhas Recheadas”.

2015
Indicação de Destaque em Dança Contemporânea do Prêmio Açorianos de dança 2015 pela pesquisa de estratégias do encontro da dança com o público realizada com a Macarenando Dance Concept.

2014
Prêmio Açorianos de Dança 2014 na categoria Novas Mídias em Dança com a obra “Mexendo nas Partes”

2014
9 indicações ao Prêmio Açorianos de Dança 2014 nas categorias: Espetáculo Direção, Coreografia, 2 indicações para Bailarina, Bailarino, Figurino (vencedor), Iluminação (vencedor) e Trilha Sonora por “100 Formas para o Amor”

2011
Prêmio RBS Cultura 2011 de Melhor Espetáculo com “Cinderela Fashion Week”

2010
Prêmio RBS Cultura 2009 de Melhor espetáculo com “Abobrinhas Recheadas”

2009
Indicação do espetáculo “Mulheres Fortes em Corpos Frágeis” ao “III Troféu Brasken em Cena”

2009
Prêmio Funarte de dança Klauss Vianna para a realização do “Projeto de Manutenção Grupo Gaia”

2008
Melhor Iluminação e Melhor Figurino por “Mulheres Fortes em Corpos Frágeis” – Prêmio Açorianos de Dança 2008

2008
Contemplado com a Bolsa FUNARTE de Estímulo à Criação Artística, na categoria Dança (Coreografia).

2008
Melhor Bailarino por “Alice (adulto)” – Prêmio Açorianos de Dança 2007

2007
Indicação do espetáculo “Alice (adulto)” ao “II Troféu Brasken em Cena”

2007
Indicações ao Prêmio Açorianos de Dança nas categorias: Melhor Espetáculo, Melhor Bailarino, Melhor Figurino, Melhor Trilha Sonora, Melhor Iluminação por “Alice [adulto]”

2007
Prêmio Funarte de dança Klauss Vianna 2007 com o espetáculo “Alice [adulto]”

2006
Prêmio da Mostra Virtual “Catálogo 2ptos” (www.doispontos.art.br) com “Pas de Corn”

2004
Destaque na Dança do Rio Grande do Sul – Prêmio FF Produções

2004
Indicação do espetáculo “Não se Pode Amar e Ser Feliz ao Mesmo Tempo” no “I Troféu Brasken em Cena”

2004
Melhor Trilha Sonora, Melhor Figurino, Melhor Iluminação e Melhor Cenário por “Não se Pode Amar e Ser Feliz ao Mesmo Tempo – Prêmio Açorianos de Dança

2003
Coreógrafo Revelação – Prêmio DOM

2002
Prêmio Brasil Em Cena com o espetáculo “Deixe-me ver sua Alma”

1998
Artista Revelação por “Requiem, de Mozart” – Prêmio Açorianos de Dança

Contatos

Linktree

https://linktr.ee/diego.mac